Confira uma entrevista exclusiva da banda ao site SURFORREGGAE, publicada em 16.08.2004, feita por Rafael Costa:
SURFORREGGAE – O que vocês acham do reggae Americano? Nos falem um pouco a respeito da evolução e o que os americanos pensam da música e filosofia.
Jacob Hemphill – Eu não escuto muito reggae americano, nós preferimos o original jamaicano. No entanto escuto muito música americana como hip-hop, rock, jazz e blues.
SURFORREGGAE – Soldiers of Jah Army é uma banda estritamente de raiz ? Vocês pensam em mudar o estilo? Por que?
Jacob Hemphill – Nós temos uma mensagem estritamente de raiz, mas a música é o que sentimos na hora. Temos muitas influências.
SURFORREGGAE – Que tipo de música vocês gostam de ouvir além do Reggae?
Jacob Hemphill – Gostamos de muitas coisas, ultimamente tenho ouvido muito punk, rock, hip-hop e jazz.
SURFORREGGAE – Ultimamente o reggae vem se tornando muito popular, e em algum lugares é considerado um “ritmo da moda”. O que vocês acham do Reggae comercial?
Jacob Hemphill – Eu não me importo se as pessoas tocam reggae comercial, musicalmente falando. A parte sagrada é a mensagem, e desde que essa seja passada conscientemente está tudo bem. Se algumas pessoas querem tocar reggae porque gostam do ritmo isso é bom, se tocam por amar a mensagem que o reggae passa, melhor ainda.
SURFORREGGAE – Nos dê sua opinião a respeito da (r)evolução do reggae. Do rocksteady à era do dancehall.
Jacob Hemphill – Para mim a evolução e a revolução foi iniciada por ninguém menos que Bob Marley.
SURFORREGGAE – Você poderia falar como foi trabalhar com um dos maiores produtores e engenheiros de som do mundo do Reggae, por exemplo, Jim Fox?
Jacob Hemphill – Eu nunca conheci ninguém tão “aprofundado” no reggae como Jim Fox. Ele é puramente e altamente profissional. Trabalhar com ele foi uma das melhores experiências das nossas vidas.
SURFORREGGAE – Por que é importante para o S.O.J.A vir ao Brasil ? Nos fale um pouco da imagem do nosso país nos EUA.
Jacob Hemphill – Eu não tenho palavras para descrever nem por mim nem por ninguém a imagem do Brasil que nós temos. Para mim é a visão do paraíso. É importante para nós conhecer o Brasil, pois temos muita curiosidade pelo povo e seus costumes.
SURFORREGGAE – Nos fale um pouco sobre a história do reggae na sua vida. Por que reggae e não outro ritmo musical?
Jacob Hemphill – O Reggae tem a mensagem que nasci para disseminar. Não é apenas uma música. É a mensagem rastafari, o pai das crianças de Israel. Eu ouço essa mensagem desde os meus 11 anos, vem tradicionalmente da minha família.
SURFORREGGAE – Nós sabemos que o S.O.J.A veio dos Estados Unidos, um dos países mais “poderosos” na conjuntura internacional, e que todos os membros da banda são brancos. Vocês sofreram alguma discriminação por esses motivos?
Jacob Hemphill – Não. Discriminação foi o que sofreu Martin Luther King, Harriet Tubman, Malcom X, Marcus Garvey, não nós.
SURFORREGGAE – A opressão contra os países do terceiro mundo imposta pelos Estados Unidos inspira o S.O.J.A a escrever letras cada vez mais “rebeldes” e conscientes nesse sentido?
Jacob Hemphill – Exatamente. Esse é o assunto sobre o qual falamos com mais “rebeldia”. Nós somos totalmente contra o que o governo americano está fazendo com o nosso planeta, e fazemos questão de criticar o que não achamos certo.
SURFORREGGAE – No Brasil nós comparamos o seu estilo vocal com o de Ben Harper, um grande músico que também se envolve bastante com Reggae. Você foi influenciado por esse artista ? Que outras influências foram importantes na sua formação musical?
Jacob Hemphill – Sim, você acertou em cheio. O estilo do Ben Harper me influenciou bastante. As principais influências foram Bob Marley, Sade, Chris Cornell, Rage, Jack Johnson, Nina Simone, Jay-Z, Infectious Organisms, Big L, o meu pai e a minha família, Peter Tosh... enfim, eu gosto de qualquer um que seja um excelente compositor, principalmente artistas que fazem carreira solo.
SURFORREGGAE – Vocês sabem algo a respeito da música e cultura Brasileira?
Jacob Hemphill – Não, mas temos pleno interesse em conhecer. Sabemos que o Brasil é muito rico culturalmente, e conseqüentemente a sua música também é muito boa.
SURFORREGGAE – Nos fale um pouco da relação estabelecida entre o Reggae X Política X Rasta (Religião).
Jacob Hemphill – Rastafari é o começo e o fim de tudo. Política e música são criações e manifestações do homem. A verdadeira política pra mim é a Teocracia.
SURFORREGGAE – Você segue alguma religião?
Jacob Hemphill – Eu sigo as palavras de Hailé Selassié, mas nenhuma doutrina ou religião em particular.
SURFORREGGAE -Por favor, deixe uma mensagem para todos os fãs do Reggae no Brasil.
Jacob Hemphill – Nós é que agradecemos a todo o povo brasileiro que gosta de Reggae e a vocês, que fazem esse excelente trabalho divulgando a verdade e o sentimento do mesmo. A mensagem que temos para o povo brasileiro é apenas um muito obrigado por demonstrar interesse na nossa música e na filosofia rastafari, e esperamos nos ver muito em breve numa turnê pelo Brasil.
FONTE: SURFORREGGAE
